sexta-feira, 10 de julho de 2009

Marketing móvel - não deixe de ler!

Alguns livros são considerados “de cabeceira” para os profissionais de marketing.


“Administração de Marketing” do Philip Kotler, “Posicionamento – a batalha por sua mente” de Al Ries e Jack Trout, a “Vantagem Competitiva” de Michael Porter, “Branding” de David Aaker, "Safari da Estratégia" de Mintzberg, enfim, vários outros.


São a base conceitual que nós profissionais de marketing devemos ter.




Há muito tempo venho conversando com meu amigo João Carlos que tem uma empresa prestadora de serviços para a área farmacêutica, que o “móbile marketing” é o futuro (futuro?

presente isto sim!) para várias ações inovadoras de marketing neste segmento. E ele sente falta de literatura de qualidade sobre o tema.


Minha experiência até o momento me dá conta de que ações de móbile são muito interessantes por serem “complementares” no composto de marketing de produtos, com ferramentas que geram muita interação entre os usuários. Comprovei isto com algumas ações envolvendo um produto para infecção urinária que atualmente manejo.


Contudo, sou “aprendiz de feiticeiro” nesta área e tal qual o “post” anterior que escrevi sobre pensamento reverso, creio que precisamos difundir conhecimento e práticas sobre o móbile marketing, para que possamos criar pensamento crítico (sobretudo na área farmacêutica, que “engatinha” nisto).


E em se falando em livros, que merecem ser lidos, recomendo veemente o “MARKETING MÓVEL – Tendências e oportunidades no marketing eletrônico” da Editora Saint Paul, com a coordenação do Alexandre Luzzi Las Casas.


Considero a publicação fundamental para quem “não entende nada” sobre o tema, para aprender conceitos, revisá-los sobre a ótica de uma nova ferramenta.


Trata-se de uma coletânea de diversos autores, com textos muito bem escritos, com uma excelente revisão sobre os vários temas que envolvem o marketing móvel e suas aplicações conhecidas.


Creio que é um livro, até o momento, que considero de “cabeceira” para quem quiser continuar atualizado sobre o marketing, somando-se aos outros já citados acima.


Vamos discutir sobre o tema? Estou aqui para isto!


Leia, vale a pena.


4 comentários:

  1. Olá Claudemir,

    Outra indicação para quem está começando e o livro de leitura rápida e prática, com alguns cases..." mobile Marketing - SMS como ferramenta de marketing" ed UniverCidade....

    O tema realmete tem muito espaço para ser discutido e realmente concordo com vc, pois o futuro é agora....

    abraços

    Floriano Andrade

    ResponderExcluir
  2. Super Floriano,

    Coincido com a leitura, e por falar em troca de opções de leitura, para vocês, também existe o "Mobile Marketing - a revolução multimídia" do trio Fernando Román, Fernando Gonzalez-Mesones e Ignacio Marinas, da Thomson, recheado de "cases" para discussão, com leitura super leve e bem rápida (50 páginas). A coisa vai "pegar fogo" mesmo com a convergência deste monte de "linguagens", aí o universo vai se abrir. Abraços, CLAUDEMIR

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela dica....vamos a cada dia aprender e ensinar sobre o tema.

    Abração

    Floriano Andrade

    ResponderExcluir