Falar das novidades da indústria farmacêutica, nacional e mundial, falar de marketing, vendas e gestão de pessoas são o objetivo deste blog (motivar pessoas é o segredo do sucesso!).
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Uma ótica bem interessante sobre os hábitos de consumo!
Me acostumei no blog a indicar literatura interessante para leitura. Como costumo ler de dois a três livros simultâneos, posso indicar com segurança o que considero leitura obrigatória em marketing.
Em "Hábitos de consumo", Neale Martin nos oferece o que parece ser uma simples observação: o comportamento humano é gerenciado em grande parte por um processo inconsciente. De forma impactante, Martin demonstra o seu ponto de vista e em seguida começa a questionar muito do que os profissionais de marketing sempre acreditaram que fossem verdades absolutas. Esta é uma leitura que vale a pena e que tem profundas implicações no trabalho daqueles que constroem marcas e vendem produtos.
A leitura é muito agradável, principalmente para quem é apaixonado por marketing (como eu), pois ele parte de um dogma - que devemos satisfazer as necessidades dos clientes. Porém, pesquisas mostram que 85% dos clientes que trocam as marcas (a marca que gerenciamos) está satisfeito com elas! Mas porque ele troca de produtos então?
A questão do hábito de consumo sob a ótica de Neale Martin é interessante por abordar o consumo sob o ponto de vista da mente insconsciente e da mente executiva. Ou seja, boa parte do que fazemos, segundo o autor está na mente insconsciente e por isto se torna um hábito.
Tentar "quebrar" um hábito portanto é uma tarefa muito complexa e mais difícil que imaginam os profissionais de marketing, pois invariavelmente trabalhamos as questões sob o prisma da mente executiva (o que é certo, errado, lógico) e não da mente inconsciente!
Enfim, um livro que é leitura obrigatória para compor um pensamento mais crítico sobre os hábitos de consumo e como podemos observar o cliente de forma diferente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário