quinta-feira, 3 de março de 2011

Com crescimento de 19,3%, rede Drogasil lucra R$ 89 mi e abre 57 lojas

Com lugar de destaque entre as principais redes farmacêuticas do País, a Drogasil anunciou os resultados relativos a 2010, dentre os quais destaca-se o crescimento de 19,3% no lucro líquido, com faturamento de R$ 89,015 milhões. Em vendas brutas, a companhia registrou aumento de 16,8%, num total de R$ 2,08 milhões.


O Ebtida (ganhos anteriores a juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa chegou a R$ 143,5 milhões, ou 21% a mais do que em 2009, com margem de 6,9% em relação às vendas. 71,3% da receita bruta obtida em 2010 foram originados da venda de medicamentos, enquanto 28,7% vieram da comercialização de não-medicamentos.

A presença de outros produtos na composição receituária cresceu 1,4%.Com esses resultados, a rede foi a primeira varejista do segmento a ingressar no segmento Novo Mercado da BM&F Bovespa.

No ano passado, a companhia abriu 57 unidades, atingindo um contingente de 338 lojas operantes em 88 municípios, em seis estados brasileiros.

"O período ainda marcou nossa entrada no Rio de Janeiro, na sequência da trajetória de adicionar a presença da Drogasil a um novo estado do Brasil", declarou o diretor-executivo da empresa, Claudio Roberto Ely. "Reformamos ainda 54 lojas, adaptamos nossa rede de lojas às exigências determinadas pela Anvisa", continuou. "Além disso, iniciamos a operação do segundo centro de distribuição em Contagem, Minas Gerais".


Funcionários a menos


Apesar dos bons resultados econômicos e da abertura de lojas, a rede de farmácias Drogasil, há 75 anos no mercado brasileiro, demitiu mais do que contratou funcionários. No quarto trimestre de 2009, eram 7.560 empregados, quase 20% a mais do que os 6.102 contados no mesmo período de 2009.

Em 2000, a empresa criou o conceito de Beauty Center, que levou para as unidades farmacêuticas um espaço voltado exclusivamente para dermocosméticos e outros produtos de linha estética.

A companhia também é responsável pelo projeto-piloto Diabetes Center, que concentra uma linha de equipamentos, insumos para monitoração da glicemia, medicamentos e genéricos para o tratamento de diabetes, incluindo remédios que fazem parte do programa Aqui Tem Farmácia Popular.

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