Para os profissionais que trabalham com marketing, creio que várias questões são chaves para o sucesso.
A mais relevante para mim, é conhecer seu público-alvo, pois afinal, é deste conhecimento que se espera conseguirmos visualizar as oportunidades de crescimento para os produtos promovidos.
No caso da área farmaceutica, sobretudo a de prescrição médica, conhecer o perfil dos médicos visitados, é imprescindível para que se componha um bom plano estratégico de marketing.
Desta forma, tomo a liberade de disponibilizar neste canal de comunicação, a pesquisa demográfica de médicos no Brasil, realizada sob auspício do CFM (Conselho Federal de Medicina.). Creio que é o melhor levantamento feito nos últimos anos sobre o perfil do médico no Brasil, seu histórico, relação médico e população, especialista verso generalista, enfim, um apanhado muito interessante para leitura.
Esta pesquisa já se encontra disponível no site da entidade há algum tempo, porém, creio que sempre vale a pena disponibilizar conhecimento a qualquer tempo, e para o máximo possível de pessoas como forma de ajuda na construção da sociedade, e neste caso, de um marketing cada vez mais inteligente e focado no cliente.
Boa leitura.
(baixe o arquivo em pdf através deste link. Acessado em jul/12)
Claudemir
Nenhum comentário:
Postar um comentário