quarta-feira, 29 de julho de 2009

Estudos revelam que tratamentos contra a celulite são ineficazes

A péssima notícia é que celulite não tem cura.É o que mostra a reportagem da jornalista Roberta Jansen, publicada neste domingo no jornal O GLOBO. A má é que todas as mulheres têm, da mais magra e jovem modelo à senhora de mais idade e gordinha, passando até mesmo por atletas. Trata-se de uma característica do sexo feminino, assim como menstruar e engravidar, e quanto antes nos acostumarmos à ideia, melhor. Até porque não tem muito jeito mesmo. O único consolo é pensar que dá para economizar todo aquele dinheiro destinado a caríssimos e ineficazes tratamentos.

Hoje, não há cura para a celulite - sustenta a dermatologista Molly Wanner, da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, autora da mais recente revisão de todos os tratamentos disponíveis no mercado.

Trata-se de um problema multifacetado e a maioria dos tratamentos melhora apenas um aspecto do problema. Por isso, não há melhora significativa.

Mas o horror das mulheres ao problema é tão grande que elas costumam ignorar o bom senso e gastar fortunas em tratamentos. Somente nos EUA, o mercado movimentou US$ 47 milhões no ano passado. A previsão é que alcance US$ 62 milhões até 2013, segundo reportagem sobre o tema publicada no "New York Times".

O número de mulheres afetadas é quase a totalidade - garante Doris Hexsel, do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia. - E mesmo as que não têm, em algum momento da vida vão ter.

Anatomia é diferente

A anatomia das estruturas subcutâneas nas quais a gordura se acumula, chamadas de lobos, é diferente entre mulheres e homens. Neles, elas são mais horizontalizadas, enquanto que nelas, mais verticalizadas. Por isso, um mínimo excesso de gordura já marca a pele, que, por sinal, é mais fina no sexo feminino.

Mesmo quando a pessoa é magra, isso pode ocorrer, se os lobos forem menores do que a média, por exemplo.

Da mesma forma, algumas poucas felizardas seriam agraciadas com lobos maiores e, por isso, capazes de acomodar uma quantidade maior de gordura sem que a pele apresente o terrível aspecto de casca de laranja, queijo cottage ou, maldição das maldições, matelassê - parte das novas definições propostas por Doris.

(O Globo)

Um comentário:

  1. Se a celulite, comprovadamente, não tm cura, por que motivo a Sociedade Brasileira de Dermatologia não requer ao Ministério da Saúde a proibição de anúncio de tratamentos e cremes "milagrosos"? Lesia

    ResponderExcluir