Mais ou menos nesta época do ano as empresas dedicam um bom tempo para o planejamento estratégico, visando 2010 e buscando cenários possíveis para 2011, 2012 e sucessivamente.
Falar da importância do planejamento estratégico é retórica, visto que as empresas dependem dele para sua sobrevivência no mercado (já que pelo conceito de competitividade, estamos competindo com recursos escassos e invariavelmente da mesma forma, sem muita diferenciação).
Além disto, a importância e o valor do planejamento estratégico é inegável, pois se trata de um modelo de fácil implementação nas empresas, por seu perfil didático e pela metodologia simplificada.
Algumas reuniões anuais entre as principais lideranças são suficientes para que a organização direcione ou redirecione seus rumos e obtenha indicadores de acompanhamento de seus resultados.
Ao planejamento estratégico liga-se uma segunda variável indispensável nas empresas que é a introdução da cultura do pensamento estratégico como instrumento de gestão.
Entretanto, apesar a disseminação da cultura, o planejamento estratégico está longe de ter seu assunto esgotado e os gestores devem motivar-se com os ótimos resultados que são alcançados para aprofundar-se no assunto.
Ao se falar de estratégia, creio que a obra "Safari da Estratégia" de Mintzberg, Ahlstrand e Lampel, dos quais o mais conhecido é Mintzberg, responsável por importantes textos sobre administração, como o próprio nome sugere faz uma verdadeira varredura por todas as escolas de pensamento estratégico, destacando as principais abordagens e identificando inúmeras outras ferramentas além do próprio planejamento estratégico.
Me deparei com este livro há alguns anos e ainda hoje, utilizo muito de seus conceitos e da visualização das diversas escolas de pensamento estratégico que são muito bem discutidas no decorrer do livro, e dão um apanhado geral muito importante para qualquer gerente na área de marketing.
Para nós que vivemos na selva do planejamento estratégico, a leitura desta obra é condição "sine qua non" para entender os modelos, conceitos, utilidade e evolução do pensamento estratégico ao longo dos últimos 50 anos, formando uma sólida e coerente visão sobre o mercado onde se está atuando e como realizar um modelo de planejamento estratégico eficaz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário