Poucas horas de sono podem significar quilos a mais na balança, afirma estudo feito por pesquisadores da Universidade de Califórnia. Segundo o médico Sarosh Motivala, um dos coordenadores da pesquisa, uma noite mal dormida afeta a produção de dois hormônios responsáveis pelo equilíbrio de energia corporal, a grelina e a leptina.
Quem dorme pouco com frequência, afirmam os pesquisadores, perde a habilidade de identificar os sinais corretos da fome e de que o cérebro está satisfeito com a quantidade adequada de comida.
"Dormir bem não só é bom para a saúde como um todo, como também ajuda quem quer emagrecer "
A grelina, um hormônio secretado no estômago, estimula o apetite antes das refeições. Já a letpina, produzida pelas células gordurosas, indica quando o corpo precisa ser alimentado.
No estudo, os pesquisadores avaliaram dois grupos, um com pessoas com dificuldade para dormir bem e outro com participantes que garantiam ter boas noites de sono com regularidade.
O resultado indica que dormir pouco aumenta a quantidade de grelina e diminui a de leptina, uma combinação que estimula o apetite voraz. - Pacientes com insônia costumam engordar com o passar dos anos, agora entendemos o motivo.
Dormir bem não só é bom para a saúde como um todo, como também ajuda quem quer emagrecer - afirma Motivala. O estudo foi publicado na revista especializada "Psychoneuroendocrinology".
O Globo Online
Jornalista: Indefinido
Nenhum comentário:
Postar um comentário