O Grupo Editorial Nacional (GEN) - holding que reúne seis editoras de livros científicos, técnicos e profissionais - está criando mais uma ferramenta para se aproximar de um dos seus públicos alvo. Nesse caso, os profissionais da área de saúde. Em 1º de agosto, o GEN e a empresa de conteúdo médico AC Farmacêutica lançam o site de busca Bularium, uma espécie de Google de medicamentos.
Atualmente, o GEN possui parcerias com as universidades Estácio de Sá e Anhanguera para venda de livros universitários e com a cooperativa médica Unimed. "Ficamos cinco anos com os alunos de medicina por meio dos nossos livros, mas depois que a faculdade termina, perdemos o contato. Com o site poderemos continuar com esse relacionamento", disse Mauro Koogan Lorch, presidente do grupo GEN.
Os idealizadores do Bularium, cuja página inicial se assemelha muito à do Google, ainda não têm previsão do número de acessos que o novo site de busca receberá. Mas eles estimam que o mercado de saúde seja formado por cerca de 500 mil profissionais e planejam cadastrar aproximadamente 300 mil deles, entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, entre outros.
O Bularium vai entrar no ar com um banco de dados formado por 3,5 mil remédios. Os usuários poderão acessar a bula médica desses medicamentos, além do preço e embalagem dos produtos. Dentro de três anos, a meta é que o Bularium tenha informações sobre 7 mil medicamentos. As pessoas poderão pesquisar pelo nome fantasia do remédio, princípio ativo ou laboratório.
O site está recebendo investimentos de R$ 4 milhões, que serão aplicados nos próximos três anos. "Além da bula dos remédios, o site terá conteúdo de livros médicos, cursos e palestras da área de saúde", explicou o presidente do grupo GEN, que prevê faturamento de R$ 105 milhões para este ano.
Como acontece com os demais portais, o Bularium também terá como fonte de receita a publicidade. Os principais anunciantes serão os laboratórios farmacêuticos. Segundo Lorch, a expectativa é que em 2012 o Bularium tenha receita anual de R$ 6 milhões.
"Vamos fazer também parcerias com sociedades médicas, que fornecerão, por exemplo, conteúdo dos cursos e palestras. Hoje, já temos fechadas parcerias com três sociedades médicas", disse Silvio Araújo, diretor comercial da AC Farmacêutica.
Nos primeiros 12 meses, todo o conteúdo do site será gratuito. A partir desse período, alguns conteúdos, como cursos, serão pagos. "A consulta às bulas será sempre gratuita", diz Araújo.
Valor Econômico
Jornalista: Beth Koike
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