Falar das novidades da indústria farmacêutica, nacional e mundial, falar de marketing, vendas e gestão de pessoas são o objetivo deste blog (motivar pessoas é o segredo do sucesso!).
quarta-feira, 24 de junho de 2009
CLICK! Uma leitura no mínimo instigante!
O comportamento social é um emaranhado de complexidades – desejos, medos, frustrações, ambições... Para tentar compreender alguns desses fenômenos, muitas teorias foram criadas. São técnicas que vão da psicanálise à sociologia, da antropologia à pesquisa social empírica, passando por todas as formas estatísticas que a imaginação humana já criou.
No entanto, viramos uma página. Com a popularização da internet, pela primeira vez há disponível uma gigantesca massa de informações sobre a atividade dos usuários da web. Cada pesquisa feita nas ferramentas de busca funciona como um indicador pessoal e – num conjunto elevado – oferece um painel incomparável das preferências dos usuários.
E é sobre essa potente ferramenta de pesquisa que trata o livro Click – o que milhões de pessoas estão fazendo on-line e porque isso é importante, de Bill Tancer, que acaba de chegar às livrarias pela Editora Globo.
O autor usa exemplos tirados do cotidiano para explicar como os internautas se comportam e, com isso, oferece uma imagem viva dos interesses das sociedades modernas. O que os pesquisadores querem saber sobre Barack Obama, e como essas pesquisas são modificadas de acordo com os assuntos agendados pela mídia de massa? Ou ainda, de forma mais prosaica, o que as pesquisas levam em conta na hora de escolher vestidos de formatura?
O livro parte do pressuposto que falar não é o mesmo que agir. Se num universo de pesquisas que leva em conta a opinião expressa dos usuários (aquelas em que um entrevistador faz perguntas de um questionário), a verdade pode ficar disfarçada, é no grande volume de pesquisas em ferramentas de busca que estão inscritas as grandes tendências.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário