Drogaria Pacheco e Óticas Diniz buscam espaço em SP (DCI)
Jornalista: Alexandre Melo23/06/2009 -
O maior mercado consumidor do País, o Estado de São Paulo, ainda dispõe de espaços comerciais para abrigar redes interessadas em disputar uma fatia desta concorrida região. Especialistas em geomarketing apontam de que especialmente a Grande São Paulo apresenta oportunidades bem específicas, como os bairros periféricos.
O último grande movimento neste sentido foi protagonizado pelo Magazine Luiza, ao inaugurar 44 lojas simultaneamente em setembro de 2008 - a maioria delas na zona leste da capital paulista.
A próxima varejista que tem o objetivo de repetir feito semelhante é a maranhense Óticas Diniz, cujo plano é abrir 300 franquias no estado até 2013, 50 das quais terão as portas abertas simultaneamente na capital em janeiro do ano que vem. A ambição do fundador e presidente da rede, Arione Monteiro Diniz, e sua cúpula, é atingir o volume de 1 mil lojas daqui a dez anos, fortalecendo-se como uma das principais companhias do seu ramo.
O investimento total no projeto de São Paulo alcançará a quantia aproximada de R$ 90 milhões. O diretor de Expansão, Francisco Vidal, relata que, ao contrário do que se pensa, não há dificuldade de encontrar pontos-de-venda disponíveis.
"Há uma oferta grande, e boa parte deles já foi contratada, estando distribuídos entre a região central, shopping centers e bairros", garante.Para a campanha de mídia, Vidal diz que será utilizada uma estratégia semelhante à do Magazine Luiza, pois desta forma a empresa ganhará mais notoriedade.
A verba de marketing será dividida entre os 50 franqueados, mas o valor não é revelado. "Faremos uma grande inserção em diversos veículos." Para acompanhar os detalhes da expansão, foi trazida para a região central de São Paulo a sede da Diniz Franchising.
Além disso, os responsáveis pelas novas franquias serão diretores da rede no País. O interior do estado foi eleito ponto de expansão, com Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto e Campinas.
O executivo diz também que "a crise não alterou de forma nenhuma os planos da Diniz, que é estruturada para atender todas as classes sociais". Este ano, a franqueadora passou a investir em um novo formato de loja, a Óticas Diniz Prime, instalada prioritariamente em shoppings.
"A cada dez lojas temos o compromisso de instalar uma loja com esse modelo", revela Vidal.Para Francisco Neves, diretor da Escopo GeoMarketing, de mapeamento geodemográfico e ações de marketing para empresas, várias redes estão buscando crescer no mercado paulista, e o crescimento do número de postos de trabalho formais colabora para isso.
"Parte dos novos consumidores não tinham acesso ao crédito há alguns anos e a elasticidade de consumo é maior na classe popular." Neves analisa que o Magazine Luiza tem apanhado bastante em São Paulo, mas aos poucos conquista sua fatia de mercado.
Segundo a própria rede, 20% de seu faturamento já são provenientes das 49 unidades inauguradas desde 2008, do total de 455. "Foi uma tacada muito arriscada.
É necessário capitalizar o negócio para que o retorno venha com o tempo", discorre Neves.A rede de vestuário Hering também considera diversificar sua atuação e ampliar a presença em lojas de rua, tanto que está analisando diversos pontos comerciais no centro de São Paulo em áreas como a Praça da República e a Rua 15 de Novembro, detalhou o especialista da Escopo.
Drogaria considerada a quarta maior do País, atrás de Pague Menos (CE), Drograsil (SP) e Drogaria São Paulo (SP), a carioca Drogarias Pacheco, cujo faturamento foi de R$ 1,2 bilhão ano passado, com crescimento de 22,5%, possui mais de 300 lojas entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Interessada em fugir de regiões saturadas, a rede estuda encontrar alternativas e ir para as comunidades periféricas, caminho considerado mais seguro na abertura de lojas.
O DCI apurou que a rede chegou ao mercado paulista no último mês de março, com a inauguração de seis lojas entre a capital, Santo André e São Caetano do Sul.Neste mês, serão abertas uma unidade no centro e quatro outras na zona sul, uma das quais em Paraisópolis, onde a Casas Bahia já tem uma loja. A unidade da Pacheco no bairro do Jardim São Luiz é alugada, pertencente à loja Móveis São Luiz, que alugou parte de seu estabelecimento ao Ponto Frio, que teve loja inaugurada no último dia 5 de junho.
Adoro a Drogarias PACHECO, é a rede que mais vende Barato, é uma ótima eles estarem vindo para SP.
ResponderExcluirDROGARIAS PACHECO SINÔNIMO DE BARATO, DE DESCONTOS!
Sempre gostei de comprar na pacheco até hoje, quando depois de gastar quase 300 reais por semana em curativos para meu marido, numa compra errada feita pelo meu filho na loja do rj onde ele perdeu a nota fiscal, mas tinha o canhoto do cartão de débito com todas as informações da loja e as ataduras (50) com todas as etiquetas também da loja, não consegui trocar. Gastei 70 reais na sexta e tive que gastar mais 70 hoje mais outros medicamento. Falta de consideração com o cliente e falta de sensibilidade também. Muito decepcionada.
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