quarta-feira, 24 de junho de 2009

Mobile Marketing! Alternativa para a indústria farmacêutica?

Marketing

Mobile marketing cresce 45,92% em 2008

Estudo mostra evolução no acesso à internet e a utilização de aparelhos celulares no Brasil.

Confira mais informações.Segundo dados do estudo ‘Internet Pop’, realizado pelo Ibope em
dezembro do ano passado, o mobile marketing teve um crescimento de 45,92% no último ano e que o Brasil já possui 43,1 milhões de pessoas conectadas à internet. Deste total, 20,4 milhões (ou 83,1%) têm acesso à banda larga.

A classe C já responde por 40% do acesso à internet; as classes A/B por 49% e as classes D/E por 11%. Em 2007, eram 37% da classe C e 13% das classes D/E, enquanto as classes A/B correspondiam por 50%. De acordo com Castro, o investimento publicitário em 2008 para internet foi de R$ 748 milhões e a internet foi a mídia que mais cresceu: 46,94%, seguida pela TV paga (29,59%) e rádio (21,84%). Porém, a internet ficou com apenas 3,45% de participação na receita publicitária.

Em relação ao celular, o Brasil possui 150,64 milhões de linhas ativas e, de acordo com o TCI Domicílios, 80% dos usuários recebem entre cinco e 10 salários mínimos e 80% têm idade entre 16 e 34 anos. “Nós temos 150 milhões de linhas ativas, mas não temos audiência”, declarou Abel Reis, COO e presidente da AgênciaClick e presidente do recém-lançado Comitê de Mobile Marketing do IAB. Reis explicou que este comitê tem como objetivo divulgar as ofertas do mercado; apontar a evolução da audiência do mobile marketing; e divulgar os resultados de ações e pesquisas.

Suas atividades resumem-se em três tarefas: alinhar a agenda educativa para o mercado por meio de uma parceria entre IAB e MMA (Mobile Marketing Association); ter um grupo de trabalho para cada ponto a ser discutido na agenda; e divulgação de material e informações para o mercado. Dos mais de 6 bilhões de habitantes do mundo, 63,32% possuem aparelho celular e 23,5% são usuários de internet, de acordo com Phonecount.

No ano passado, o investimento em mobile marketing foi de US$ 2,7 bilhões, sendo US$ 1 bilhão dos Estados Unidos, US$ 640 milhões do Japão e US$ 40 milhões da América Latina. Do total aplicado em mobile marketing, 80% foram destinados à SMS, mas a previsão é que em 2011 o número caia para 48%, pois outras ferramentas ganharão cada vez mais destaque.

Por Maria Fernanda Malozzi

Fonte: PropMark (www.propmark.com.br)
18/02/2009

Comentário do Claudemir: Partindo de um mercado como o brasileiro, o que falta para poder crescer dentro desta nova forma de contato com os clientes?

É sabido que o mobile marketing é uma ferramenta de apoio a uma campanha estruturada de marketing, e também, ainda que saibamos que no Brasil a evolução do número de celulares é interessante, a tecnologia ainda não está evoluída como na Europa e EUA, o que cria limitações bastante grandes, sobretudo para as camadas mais baixas da população.

E na área farmacêutica, como podemos aproveitar esta nova forma de contato?

Existem algumas experiências interessantes desenvolvidas em parceria com empresas como a HANDS (www.hands.com.br), que podem representar algumas possibilidades de atualização para médicos, pacientes, etc. Enfim, creio que não se pode menosprezar esta avaliação nos planos de marketing de agora e no futuro, pois o mobile, não se enganem, crescerá no Brasil.

Um comentário:

  1. Olá Claudemir, tudo bem?

    Segue mais uma informação para o mobile mkt...cada dia mais presente no mkt pharma...segue link da app do Tylenol
    http://www.mobilemarketer.com/cms/news/advertising/3913.html

    abraços...o seu blog tá muito bom

    Floriano Andrade

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