terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Novartis quer comprar 52% da Alcon por US$ 39 bilhões

A suíça Novartis fez uma oferta para comprar o restante a Alcon - companhia de produtos oftalmológicos - que está sob o controle da Nestlé e dos acionistas minoritários. A transação está avaliada em US$ 39,3 bilhões.

A Novartis informou que planeja comprar os 52% da Nestlé na Alcon por US$ 28,1 bilhões em um acordo que deixará a fabricante de medicamentos da Suíça mais perto de seu objetivo de se tornar um conglomerado global na área de cuidados com a saúde.

O acordo elevará a participação da Novartis na Alcon a 77%. A empresa suíça também lançou uma oferta para comprar a participação de acionistas minoritários, oferecendo 2,70 ações da Novartis para cada ação da Alcon. Isto é o equivalente ao preço de US$ 153 por ação, ou um total de US$ 11,2 bilhões. Os acionistas da Alcon terão a opção de receber American Depositary Shares (ADSs) da Novartis.

Em 2008, a Novartis comprou 25% da Alcon por US$ 10,4 bilhões após acordo com a Nestlé, pelo qual obteve a opção de adquirir a fatia restante da Nestlé na Alcon por US$ 181 por ação, mas não antes de 1º de janeiro de 2010.

A Novartis e farmacêuticas rivais como a GlaxoSmithKline e Sanofi-Aventis estão avançando em segmentos como consumo e genéricos à medida em que enfrentam a maior perda de proteção de patentes da história.

Jeffrey Holford, analista na corretora Jefferies em Londres, disse que a Novartis precisa do controle total da Alcon para conseguir as sinergias planejadas e que deve acabar pagando mais no fim.

Em comunicado em sua página eletrônica, a farmacêutica suíça avaliou que o negócio é do interesse de todos os acionistas e dará a clareza necessária com relação ao futuro da Alcon.

"A adição da Alcon vai fortalecer nosso portfólio de cuidados com saúde e nossa posição em cuidados oftalmológicos, um setor com crescimento dinâmico", afirmou Daniel Vasella, executivo-chefe da Novartis.

A Novartis recordou que, em 2008, adquiriu uma participação de 25% na Alcon por US$ 10,4 bilhões, ou US$ 143 por ação. A proposta atual, que se for aceita estará sujeita à aprovação das autoridades regulatórias, deve ser concluída durante o segundo semestre deste ano.

Os custos da compra total da Alcon, incluindo a fatia inicial de 25% obtida em meados de 2008, são estimados em US$ 49,7 bilhões, observou a Novartis na nota. A empresa pretende financiar a obtenção dos 52% estantes da Alcon com recursos existentes e mais US$ 16 bilhões em financiamento externo da dívida de curto e longo prazo.

A Alcon é mais conhecida dos consumidores por suas soluções para lentes de contato, mas a maior parte de seus US$ 6,28 bilhões em vendas em 2008 veio de produtos usados em cirurgias e medicamentos para doenças dos olhos, como glaucoma.


Operação da Nestlé


A Nestlé anunciou ontem que irá recomprar 10 bilhões de francos (US$ 9,6 bilhões) em ações depois de vender sua participação na Alcon - uma sinalização, na opinião de analistas, de que a companhia não tem planos imediatos de comprar uma empresa do porte da Cadbury Plc. A operação de recompra, que deve durar dois anos, terá início quando um programa de 25 bilhões de francos que está em andamento acabar. Isto deve acontecer ainda este ano, de acordo com comunicado da Nestlé.

"A Nestlé deverá aumentar o volume de ações a serem recompradas", disse Olaf Toelke, analista Standard & Poor's. "A Nestlé também não nos parecer estar tão apta a fazer uma aquisição", acrescentou Toelke. O analista classifica a companhia com AA e com perspectiva de estabilidade. "O cenário mais provável no futuro próximo é de uma erosão gradual do retorno financeiro aos acionistas e também de pequenas aquisições", disse o analista.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Começo de ano! Um bom momento para um BALANÇO GERAL da carreira....


Sempre que começamos um novo ano é muito natural estabelecermos metas para o novo ano.

Gostaria de poder contribuir com este tipo de avaliação, notadamente do ponto de vista profissional, com uma análise um pouco mais "completa" e aprofundada. O ideal é fazermos um bom balanço geral sobre o ano anterior, vendo onde evoluímos, onde estagnamos, e onde definitivamente não conseguimos sucesso. Creio que é um bom começo, e pode ajudar muito na avaliação geral do profissional, e com isto, estabelecer objetivos "mais focados".

Num mundo competitivo, é importante termos em mente que continuar evoluindo é condição "sine qua non" para avançar no mercado. Este "check list" foi tirado da Revista Você S/A, e gostaria de compartilhar com vocês que acompanham o blog.

O teste a seguir, desenvolvido pela consultoria em RH Ricardo Xavier, de São Paulo, ajuda você a fazer seu balanço anual de carreira. Reserve um tempo, pegue um lápis e confira.


Evolução intelectual

O desempenho intelectual está relacionado ao uso que você faz das coisas que aprende. Se em 2009 você fez um curso e aplicou o conhecimento no trabalho, teve bom rendimento. É importante colocar na balança também as coisas que leu, as informações que trocou, o conhecimento que disseminou. “Conhecimento não é apenas absorção de informações, mas, principalmente, troca e integração com os outros”, diz Rosa Bernhoeft. Você fala hoje sobre algum assunto com mais propriedade do que fazia há um ano? É um sinal de que você evoluiu.


Em 2009 sua evolução intelectual foi:

[ ] Excelente

[ ] Boa

[ ] Razoável

[ ] Medíocre (ou regrediu)


Amadurecimento emocional

A forma como você lida com suas emoções tem relação direta com seu crescimento na carreira. Pessoas muito impulsivas, que reagem mal a situações de pressão, e de difícil trato tendem a enfrentar mais obstáculos para persuadir pares, chefes e equipe. Olhe para o ano que passou e liste situações difíceis que vivenciou e a forma como reagiu a elas. Em quais delas você sentiu que perdeu o controle? Como isso interferiu nos seus resultados? Além disso, é importante também contar com o feedback do pessoal do escritório. “Um colega do trabalho é capaz de avaliar seu comportamento com imparcialidade, já que não está emocionalmente envolvido”, Neli Barboza, da Ricardo Xavier.


Em 2009 seu amadurecimento emocional foi:

[ ] Excelente

[ ] Bom

[ ] Razoável

[ ] Medíocre (ou regrediu)


Ampliação da experiência

Avalie se você se acomodou em 2009. À medida que você cresce na carreira, aumenta também o nível de complexidade dos problemas e situações do dia a dia. Aprender com essas situações é uma qualidade. A ampliação de experiência está relacionada a fazer coisas diferentes do usual — muito ligada à sua capacidade de empreender no trabalho. Que novas experiências ou processos você obteve no trabalho este ano? Como você exercia determinadas atividades e como passou a executá-las? “Para quem tentou criar coisas novas, mas foi barrado na empresa, talvez seja hora de pensar em mudar”, diz Neli.


Este ano sua experiência:

[ ] Ampliou significativamente

[ ] Teve uma boa ampliação

[ ] Teve uma ampliação razoável

[ ] Teve uma ampliação medíocre (ou inexistente)


Nível de motivação

É muito raro manter-se motivado por 365 dias, mas o saldo no ano precisa ser positivo. “Para quem atinge as metas, mas não está com tanto gás, o próximo passo é ter queda na produtividade”, diz Neli. Para essa análise, questione-se: com que interesse você tem exercido suas atividades? Diante dos projetos, em geral, você sente vontade de se envolver e continuar? O ideal é que o número de aspectos do trabalho que o motivam seja maior ou, no máximo, igual ao de aspectos desanimadores. Do contrário, 2010 deve ser o ano de mexer os pauzinhos e trocar de emprego.


Em 2009 sua motivação:

[ ] Cresceu ou manteve-se em nível excelente

[ ] Manteve-se em nível bom

[ ] Manteve-se em nível apenas suficiente

[ ] Decresceu ou manteve-se em nível baixo


Evolução na empresa

Cuidado: crescer não significa apenas promoção ou mudança de cargo. Sim, esses são indicativos claros, mas há outros a serem avaliados neste balanço. Você passou a ser convocado para reuniões maiores? Participou de projetos mais estratégicos? Tem recebido feedback positivos do chefe, dos pares e dos parceiros de negócio sobre seu trabalho? Esses são bons sinais de que, mesmo sem a formalização do seu crescimento com uma promoção, você ascendeu na companhia.


Sua evolução na empresa em 2009 foi:

[ ] Excelente

[ ] Boa

[ ] Razoável

[ ] Sofrível


Busca por resultados

Toda companhia está atrás de resultado e usa isso como critério de avaliação. Portanto, este quesito é fácil de ser avaliado: você atingiu suas metas este ano? No entanto, por ser uma avaliação mais objetiva e de retorno mais rápido, atenção: “É preciso cuidado para não focar demais em trazer resultado e descuidar dos outros aspectos comportamentais”, diz Rosa, da Alba Consultoria.


Em 2009 sua busca por resultados foi:

[ ] Excelente

[ ] Boa

[ ] Razoável

[ ] Medíocre


Nível de reconhecimento

De nada adianta entregar resultados bons, chegar a um cargo estratégico ou ter diversos cursos no currículo sem ter credibilidade com as pessoas que o cercam. “Quanto mais alto na hierarquia, mais o profissional precisa contar com os outros”, diz Rosa. A cada novo passo de sucesso as pessoas vão parabenizá-lo? Você sente que suas relações no trabalho são sinceras ou apenas fazem parte de um jogo de interesses? Se você for promovido para o lugar do seu chefe, será bem aceito pelo time? Atenção a isso.


Em 2009 o reconhecimento que você conquistou foi:

[ ] Excelente

[ ] Bom

[ ] Razoável

[ ] Medíocre


Ampliação do network

Uma boa rede de contatos nem sempre é a mais numerosa. Não basta conhecer gente nova. É preciso manter contato ao menos uma vez por ano, seja por e-mail, seja um encontro presencial. “A rede de relacionamento deve ser um ativo do profissional, e não um inventário”, afirma Rosa Bernhoeft. “O ideal é filtrar as pessoas com as quais não quer perder contato e manter os laços”, diz Neli. Você investiu na qualidade de seus relacionamentos em 2009?


Em 2009 sua rede de relacionamentos teve crescimento:

[ ] Excelente

[ ] Bom

[ ] Razoável

[ ] Fraco ou insuficiente


Credenciais
Este ponto está ligado ao número de cursos e certificações agregado ao currículo. Mais do que quantidade, é importante avaliar quão alinhadas as novas credenciais estão ao seu plano de carreira e às expectativas da empresa. Apesar de não ser a única forma de aprendizado, os cursos têm grande relevância para o sucesso da carreira e devem estar presentes entre suas prioridades.


Em 2009 o crescimento de suas credenciais foi:

[ ] Excelente

[ ] Bom

[ ] Razoável

[ ] Fraco ou insuficiente


Remuneração
Dinheiro não é tudo, mas a remuneração importa muito na carreira. Serve para medir o prestígio e indica que a empresa reconhece seu trabalho. Mas, como neste ano muitas empresas congelaram os salários, a falta de aumento não deve ser encarada como sinal de estagnação. Porém, é importante diferenciar o que está relacionado às políticas da empresa do seu desempenho pessoal. “Se os outros critérios avaliados foram negativos, a remuneração tende a refletir esse desempenho”, diz Neli Barboza.


Então, em 2009, o crescimento de sua remuneração foi:

[ ] Excelente

[ ] Bom

[ ] Razoável

[ ] Ínfimo ou inexistente

RESULTADO

AGORA QUE VOCÊ FEZ SUA AVALIAÇÃO, SOME OS PONTOS DE ACORDO COM A PONTUAÇÃO A SEGUIR:


Para cada resposta A, marque 2 pontos

Para cada resposta B, marque 1 ponto

Para cada resposta C, marque 0 ponto

Para cada resposta D, marque -1 ponto


ENTRE 14 E 20 PONTOS

Ótimo resultado. A manutenção da sua evolução no próximo ano depende de uma visão clara e atualizada de seus pontos fortes e fraquezas, aspectos de satisfação e insatisfação, e tudo o mais que possa afetar seu poder de decisão. Cuidado apenas para não negligenciar em 2010 os aspectos em que se saiu bem este ano, focando apenas nas deficiências.


ENTRE 7 E 13 PONTOS

É possível que você esteja com uma taxa de competitividade pessoal abaixo da necessária para uma boa evolução na carreira. Faça uma análise mais aprofundada das áreas nas quais teve baixa pontuação, procure as causas delas, discuta questões com gente de sua confiança e busque alternativas de melhoria.

Faça uma revisão de sua postura frente a seu trabalho, considerando suas preferências e objetivos de vida. Identifique quais fatores podem estar interferindo em seu resultado para que possa planejar suas ações e tomar decisões de acordo com aquilo que você busca.

Muitas pessoas ainda acreditam que a carreira é coisa do acaso ou está nas mãos da empresa, tornando-se dependentes do ambiente e dos outros.


ENTRE 1 E 6 PONTOS

Você provavelmente precisa rever suas decisões básicas de carreira, como área de trabalho, empresa, objetivos de curto, médio e longo prazo, além de suas atitudes e estratégias fundamentais. A partir de uma boa revisão, poderá refazer seu projeto de carreira e entrar em rota de crescimento no próximo ano.


IGUAL OU MENOR A O

A sua situação requer medidas urgentes, pois provavelmente está gerando desgaste e estresse elevados. Faça uma avaliação aprofundada de tudo: suas escolhas, a empresa em que trabalha, a área funcional, seus objetivos e alternativas adotadas para atingi-los. Busque feedback e ideias para melhorar — ou, quem sabe, mudar radicalmente sua trajetória profissional.

Fonte: Revista VOCÊ S/A