segunda-feira, 27 de julho de 2009

Especialização prepara profissional de nível médio para atuar no varejo farmacêutico

Inédito no país, curso vai capacitar em várias áreas, como administração financeira, gestão de recursos humanos e planejamento de marketing

Tem início em setembro o primeiro “Curso de Especialização em Comércio Farmacêutico”, inédito no país. Uma iniciativa do CETE – Centro de Estudo Técnicos Empresariais em parceria com a FABES (Faculdade Bethéncourt da Silva), o curso é voltado para profissionais de nível médio que já atuam ou desejam trabalhar em farmácias e drogarias. Podem se candidatar proprietários, gerentes, atendentes de balcão, estoquistas, entre outros.

O curso tem como objetivo específico fornecer conhecimentos e fundamentos sobre gestão empresarial, recursos humanos, administração financeira, administração de compras e estoque, direito do trabalho, legislação sanitária e código de defesa do consumidor, desenvolvimento de lideranças, planejamento de marketing, promoção de vendas e atendimento aos clientes.

Ao contrário do que se pensa, profissionais com formação de nível médio podem se tornar especialistas em determinadas áreas, mesmo não tendo cursado o terceiro grau. Segundo o coordenador do curso, Marcos Assumpção, o Decreto nº 5.154/2004 autoriza cursos de formação continuada a terem a nomenclatura “especialização”.

O curso surge em um contexto de grandes desafios para os empresários do segmento. O setor está cada vez mais competitivo, com número crescente de empresas atuando de forma concentrada. Muitas integram redes nacionais e internacionais. Somam-se a isso a forte regulação e fiscalização, tornando a gestão das farmácias e drogarias cada vez mais complexa.

“Um atendente de balcão que tenha aspirações, esteja indicado ou mesmo sendo preparado para assumir a gerência de uma loja, por exemplo, ficará preparado para lidar com temas que, sem a participação em um curso com essas características, conteúdo e proposta pedagógica, não teria condições de absorver. Assim, o curso funciona como um acelerador de conhecimento e experiências para os balconistas aspirantes a gerentes”, explicou o coordenador do curso.

Em função de cenário tão competitivo, o curso de especialização vai preparar os profissionais, em apenas seis meses, para atuarem com mais competência e segurança no mercado. A carga horária é de 120 horas totais, 20 horas por mês, com aulas sempre aos sábados e quinzenalmente. O corpo docente é formado por consultores do CETE, todos com experiência em setor farmacêutico, proporcionando assim maior integração entre teoria e prática.

O curso será oferecido no Rio de Janeiro, mas alunos de todo o país podem se inscrever. As informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2298-2008 ou pelo e-mail comunicacao@cete.com.br

Informações à imprensa:

Massi Comunicação

Viviane Massi

(21) 2292-8834 / 9719-8185

viviane@massicomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário