sexta-feira, 6 de maio de 2011

Planos de Marketing - livro de cabeceira!


Tive o grato prazer de terminar ontem a noite a leitura do livro "Planos de Marketing" do autor Malcolm McDonald da Elsevier.

Ao longo dos últimos anos, li vários livros sobre o tema, e invariavelmente tratavam-se de "receitas de bolo", com diagramas, tabelas e a ordem de como realizar um plano de marketing.

A grande vantagem desta edição deste livro é que existe uma análise crítica de cada capítulo do plano, seguida de vários algorítmos que ajudam a organizar as idéias, que sempre julguei um ponto crítico na elaboração de qualquer planejamento de marketing (temos idéias demais, e muitas vezes, não conseguimos dar sentido a elas, ou mesmo, tornar coerente o conjunto de idéias com os pilares estratégicos do produto ou serviço).

Além disto, existem ao final de cada capítulo uma série de exercícios que ajudam a fixar os conceitos.

E no último capítulo, um guia prático, com tabelas, algoritmos e guias simplificadas de como realizar um planejamento de marketing organizado, limpo, profundamente lógico, e acima de tudo, completo.

Infelizmente nos últimos anos, a industria tem dado pouca atenção ao plano de marketing, a ponto de gerente de produto ser um "gerente tático", preocupando-se muito mais com estoques, disponibilidade de materiais, etc., do que com a máxima mais importante - "como fazer para vender mais"!

Sugiro a leitura do "Planos de Marketing" e vou além, leve-o consigo, como "livro de cabeceira", pois sempre, iremos precisar de um modelo, de uma forma mais organizada de colocar o que imaginamos de melhor para nosso produto ou serviço, e isto, fará muita diferença no momento de apresentar o plano para nossos superiores (se eles, obviamente, derem o mesmo valor para isto).

Um comentário:

  1. Muito interessante seu post e sugestão de leitura. Sou farmacêutico e já trabalhei na área de marketing, hoje atuo como farmacêutico responsável e vejo de perto o varejo. Concordo plenamente com você a respeito da busca por conhecer melhor nosso produto ou serviço e ir além do operacional na gerência de marketing. Tive a oportunidade de vivenciar um gerenciamento extremamente focado no básico, esquecendo-se do básico dos conceitos de marketing e negligenciando o planejamento. Estou lendo "O significado da Marca" de Mark Batey e em cima dos conceitos deste livro, estou refletindo sobre o que leva o paciente-consumidor a escolher uma marca, seja de produto ou da empresa (genéricos).Qual seria a motivação principal, até que ponto a prescrição ou orientação médica interfere e como o posicionamento da marca influi na orientação do farmacêutico no balcão no momento da indicação dos MIPs. Parabéns pelo post e deixo o endereço de meu blog: cezarjunior.wordpress.com. Abraço

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