quinta-feira, 25 de junho de 2009

Farmácias devem reter receitas!

Farmácias devem reter receitas.

O objetivo é combater o uso indiscriminado e resistência às drogas. No Brasil, para alguns tipos de bactérias, em até 40% dos casos há resistência a antibióticos.

'As infecções comunitárias no Brasil estão crescendo porque há falta de regulamentação sobre os antibióticos', disse o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello.

Hoje, antibióticos e anti-inflamatórios só devem ser vendidos com receita, mas o documento não é retido. Com a possível inclusão dos dois tipos de medicamentos entre as drogas com controle especial — ainda sem data para começar —, a compra ficará sujeita à mesma rigidez adotada nos casos de anorexígenos, por exemplo. Além de exigir a receita, que ficará retida, as farmácias serão obrigadas a recolher dados da prescrição e notificar a compra eletronicamente à Anvisa. A receita será carimbada para evitar nova utilização. As lojas que não cumprirem as disposições estarão sujeitas a punições já válidas para quem não obedece o controle exigido para outros remédios, como multas. (Portal do Consumidor)

Fonte: InvestNews – Portal do Consumidor
Data: 24/06/09
Jornalista: Indefinido

Nenhum comentário:

Postar um comentário